Ads Top

O que dizer sobre o ministro do STF que soltou o traficante que assassinou o jornalista Tim Lopes?




A imprensa noticia que o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello revogou a prisão preventiva decretada em junho de 2017 contra o traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco. Ele ficou conhecido em 2002 por matar o jornalista Tim Lopes. O Globo ressalta que Marco Aurélio fez uma ressalva: ele será solto apenas se não houver outra ordem de prisão em vigência.

Mas e se não houver? As ruas do Rio de Janeiro ficarão ainda menos seguras, uma vez que teremos um carniceiro sociopata a solta. Para a imprensa então é terrível, visto que o criminoso tirou a vida do jornalista apenas porque o profissional ousou fazer o seu trabalho. 

continua depois da publicidade



É extremamente difícil defender as instituições no Brasil exatamente por conta do discurso que se faz contra elas. No caso do STF a dificuldade aumenta por conta de decisões irresponsáveis tomadas naquela corte. Nós que condenamos o discurso dos que falam em "ucranização" (este blogueiro sabe do que diz pois o próprio já chegou a defender coisas bem reprováveis em tempos passados) tem que admitir que esta é uma posição ingrata, uma vez que nossos homens públicos não estão a altura dos cargos que ocupam. 

Marco Aurélio inclusive é o mesmo que volta e meia ataca a Operação Lava Jato, mas que constantemente é lembrado pela delinquencia da tentativa de colocar em circulação mais de 150 criminosos autores de roubo a mão armada, homicídio, latrocínio, estupro e outros feitos. Agora pergunte: como é que o cidadão comum que não conhece a complexidade das instituições irá assimilar estas coisas? Como é que ele não será seduzido por qualquer narrativa disruptiva que pregue o desmantelamento do Judiciário e de sua autonomia. 

Pois é. Perguntem ao Marco Aurélio. Se a intenção for fomentar o ódio as instituições (e consequentemente o caos), o ministro está se saindo muito bem. Mas é bom lembrar: os homens passam, mas as instituições permanecem. O remédio para evitar outros Marco Aurélios é justamente prestar a devida atenção nas próximas indicações ao STF.


__________________________________________________________________________

O Brasil é um país Racista? O professor Paulo Cruz explica:


Tecnologia do Blogger.