Ads Top

Bolivarianismo agora força cidadãos a brigarem por comida no lixo




O bolivarianismo já levou os venezuelanos ao fundo do poço: após as longas filas, o desabastecimento, falta de medicamentos que obrigou alguns cidadãos a utilizarem remédios veterinários e ao caos que levou outros tantos a abandonarem cães nas ruas por falta de condições de sustentar os animais, agora já há registros de habitantes brigando por restos de comida jogados no lixo. O caos e a miséria lembram aqueles versos de Manuel Bandeira em O Bicho:

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

O desespero que aflige os venezuelanos parece não ter fim. Para quem trata do assunto, por vezes a barbárie parece ter se tornado status quo. Não causa mais indignação ver seres humanos completamente desumanizados, transformados em animais de duas patas por um regime socialista que odeia qualquer noção básica de Direitos Humanos. 

O que impressiona é que é exatamente isso que os bolivarianos querem desde o princípio: tirar a humanidade de seus governados, algo que já foi feito na Coreia do Norte. Ali já não há qualquer noção de dignidade humana, valor extirpado por Hugo Chavez e seu sucessor Nicolás Maduro. No começo prometeram comida, igualdade e fraternidade. E o que deram? Nada. Pelo contrário, tiraram o pouco que o povo tinha. 

Crítico do autoritarismo e da censura, o jornalista, escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues afirmou que "Liberdade é melhor que pão", aludindo aos aspirantes a ditadores que pregam a fartura como moeda de troca para  a liberdade que pretendem subtrair do povo. Pois a Venezuela é o exemplo mais bem acabado daquilo que Nelson denunciava: no socialismo, te prometem pão em troca de liberdade. No fim, você fica sem a liberdade, sem o pão e sem a humanidade. 
                                                                                                                                          
Colabore com o blog. Faça a sua assinatura ou doe para O Reacionário 

ass
btn_donateCC_LG (1)
[left-sidebar]
Tecnologia do Blogger.